Operações: Seleção dos colaboradores da sua clínica odontológica

Operações Seleção dos colaboradores da sua clínica odontológica

Seja extremamente profissional na seleção dos colaboradores da sua clínica odontológica. Não se deixe levar por influências de amizades ou fatores fora dos critérios objetivos da seleção. Sua clínica não é cabide de empregos de amigos e parentes, mas um empreendimento no qual você investiu muito, dedicou tempo sobre os quais espera retorno financeiro.

Selecione pela experiência e capacidade para o cargo, pois o sucesso da sua unidade depende da qualidade da equipe.
Após a seleção, reserve um tempo para contatar os candidatos não selecionados e avisar o resultado.

Seleção dos colaboradores: Entrevista Individual

Este é o principal momento de se conhecer o candidato. O entrevistador deve estar em suas melhores condições físicas e emocionais para esta etapa. As ferramentas necessárias para essa atividade são: capacidade de ouvir o entrevistado e realizar perguntas estratégicas.

Seguem algumas dicas importantes para seleção dos colaboradores:

Tenha em mente que o candidato à vaga está em um momento de ansiedade e expectativa, portanto seja educado e simpático;
Faça a entrevista em um ambiente apropriado e sem interrupções;
Mantenha uma postura aberta, mas sempre de segurança e autoconfiança;
Tenha um roteiro em mãos, porém seja flexível quanto ao mesmo;
Não se deixe influenciar positivamente ou negativamente. Tente ser neutro, pois o processo de seleção envolve emoções em ambas as partes;
Observe atentamente o candidato e, se possível, por mais de uma vez. No primeiro contato estabelecido o candidato não mostrará quem realmente é, pois estará influenciado pela necessidade de agradar ao entrevistador da seleção;
Fale pouco, dando a oportunidade para o candidato se expressar, mas sem deixar uma situação que o candidato se sinta constrangido.
Formule perguntas de respostas longas, para evitar que o candidato responda com apenas um sim ou um não, levando em consideração o nível cultural do candidato e o exigido para a vaga existente.

Check-list de uma entrevista:

  • Interesses do candidato;
  • Checagem dos antecedentes;
  • Motivação para o trabalho;
  • Padrões de trabalho;
  • Tolerância ao estresse;
  • Comunicação;
  • Energia e atenção aos detalhes;
  • Encerramento (sugestão: fazer uma apresentação formal da empresa e explicar sobre a vaga).


Observação: Não improvise: prepare uma entrevista. Esta deve ter cerca de 30 minutos, em local isolado, com mesas, cadeiras e sem circulação de pessoas. Leia antecipadamente o currículo do candidato e verifique suas experiências e habilidades.

  • Deixe o candidato se sentir confortável. Deixe que o entrevistado fale, pois você é quem deve conhecê-lo.
  • Deixe para o final as informações sobre a vaga;
  • Aborde os assuntos a respeito das questões que queira respostas;
  • Caso note que está entrevistando alguém tímido ou reservado, descubra se isso não é causado pelo despreparo do candidato. Se for esse o caso, encerre a entrevista e agradeça sua presença;
  • Busque clareza e objetividade nas respostas do candidato. Verifique se ele tem firmeza e segurança no que diz, se olha nos seus olhos;
  • Faça perguntas que comecem com COMO, POR QUE ou O QUE, pois provocam uma resposta mais completa, com mais possibilidade de análise;
  • Escute-o atentamente. Caso algum aspecto ou colocação levante dúvidas, esclareça-as imediatamente.

Pontos a serem abordados na entrevista:

Histórico profissional: verificar os três últimos empregos; observar o nome das empresas, ramo de atividade e porte; último cargo e por quanto tempo exerceu a função; último salário para verificar se é compatível com o oferecido; período em que esteve nas empresas, verificando a estabilidade; quais atividades desenvolveu entre um emprego e outro; se possui referência; se exerce outra atividade profissional.
É importante saber o tempo de trabalho em cada um dos empregos anterior, isso pode demonstrar comprometimento e estabilidade.
Histórico escolar: verificar se a formação acadêmica do candidato é compatível com o cargo proposto;
qual foi o último curso que realizou e há quanto tempo terminou; quais cursos pretende fazer.

Histórico familiar: onde nasceu; com quem e onde se criou; fonte de renda da família (com quem reside; caso more fora da cidade, verifique a possibilidade de mudança; se os pais forem vivos, qual a relação de dependência com eles e se auxilia na manutenção do lar.)

Vida social: qual a sua religião e se pode trabalhar nos finais de semana; se tem “hobbies” que possam prejudicar o trabalho nos fins de semana.

Interesse e necessidade real: investigar quanto o emprego é atrativo para ele; verificar se o interesse pela vaga é por causa de uma situação temporária e o que o candidato entende pelo cargo e quais as atividades que ele deveria exercer.

Temas subjetivos: pontos fortes e pontes fracos; habilidades; motivações.

Importante: evite preconceitos sobre a pessoa, não invada sua privacidade com perguntas desnecessárias, demonstre simpatia e cordialidade, cumpra o horário marcado da entrevista, mantenha uma postura profissional e não de juiz.

ATENÇÃO 1: Temas familiares podem mexer com emoções desconhecidas, às vezes fortes. Tenha cautela para não deixar o entrevistado desconfortável.

ATENÇÃO 2: Tenha em mente que os corpos também falam. Visualize o comportamento do entrevistado. Isso pode dizer sobre como ele se comportará no futuro diante dos clientes da clínica.

Os movimentos passam mensagens subjetivas. Por exemplo, o mexer dos dedos pode ter a ver com ansiedade. Será que é apenas naquele momento em que ele está ansioso? Questione sobre como o/a entrevistado/a lida com a ansiedade e demais sentimentos. Tente fazer isso de forma que não pareça ser parte da entrevista, mas uma conversa amigável. Afinal, pressupõe-se que há uma seleção para contratar um bom funcionário.

Veja também: Operações: Canais de divulgação de vagas e pré-seleção

Dobrar o Faturamento da sua clínica com essa metodologia

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