Contrate um empresa de Eventos (buffet) – R$ 30 a R$ 40, por pessoa (média) Equipe de Filmagem e Fotógrafo Profissional R$ 500 a R$ 1.000 (média) Faça do Dia de Inauguração um dia de Relacionamentos e negócios, convide:
Folheto: Excelente ferramenta de divulgação. Faça panfletagem em áreas com grande circulação de pessoas como centros comerciais, estacionamento de shopping, entre outros. Contrate uma empresa idônea para a distribuição correta. Escolha os bairros estratégicos e
providencie a entrega diretamente nas residências (caixa de correios) em um raio máximo de 10km da sua clínica.
Divulgação em Mídias Sociais: Utilize as mídias sociais para divulgar em massa a inauguração e data de abertura da clínica. É imprescindível que se faça investimento em mídia digital para aumentar a visualização e as interações com sua comunicação digital. A sua agência de publicidade pode te ajudar a definir uma estratégia para esse objetivo, com foco em visibilidade e interações.
Anúncios em revistas e jornais locais: As revistas são excelentes veículos de comunicação para anunciar, pois costumam ter uma “validade” bem maior que o jornal. Circulam pelas mãos das pessoas às vezes por meses.
Rádio Local: Muitas cidades consideram suas rádios locais como ‘Autoridade’ quando se trata de assuntos referente ao interesse público. As rádios costumam fazer diferentes tipos de ações para divulgação de lançamento de estabelecimentos locais:
Blitz: Essa opção propõe que o cliente que estiver passando próximo ao local, poderá ganhar um brinde ou algo que seja relevante, em troca de ir e conhecer a clínica. Entrevista com o Gestor: essa entrevista pode ser tanto jornalística quanto especialista. A jornalística é mais comum, quando o Gestor responsável vai até a rádio para responder uma série de perguntas relacionadas ao segmento odontológico, falando sobre os mitos e verdades e orientando com princípios técnicos sobre o que deve ou não ser feito. O formato ‘especialista’ está mais relacionado a construção de autoridade local. A rádio abre um espaço fixo apenas para falar sobre aspectos relacionados a odontologia, sempre feito por um especialista (dentista) falando para a população em geral sobre a importância de cuidar dos dentes. Esse formato é perene e deve ser realizado com uma frequência diária.
Carro de Som: Também em cidades do interior, ainda é comum ver carros de som passando pelos bairros próximos divulgando a inauguração da clínica. É importante verificar a possibilidade desse meio em sua cidade.
Wind Banner: Poderá utilizar para dar mais destaque a fachada de sua clínica. Esse material pode também ser reaproveitado para posteriores ações que forem desenvolvidas exclusivamente em datas comemorativas.
Portal de Bexigas: No dia da inauguração ou ao longo da semana, poderá utilizar um portal de bexigas em volta da entrada principal. É uma forma simbólica de propagar algo novo e também pode ser utilizado em outras datas especiais.
Assessoria de Imprensa: Já falamos antes, mas queremos reforçar aqui: Assessoria de imprensa é fundamental para uma divulgação espontânea e relacionamento com a mídia e influenciadores locais. Invista em uma assessoria de imprensa local se você quer fazer parte do grupo de autoridades locais de forma adequada e com um posicionamento claro diante dos meios de comunicação locais.
Fotógrafo/filmagem: é importante que um fotógrafo/videomaker estejam em sua inauguração. As fotos servirão de material posterior para divulgar em suas redes sociais e os vídeos também poderão ajudar na divulgação institucional de sua clínica. Esses materiais poderão ser utilizados também para ações com a Assessoria de Imprensa local, ampliando o alcance de sua divulgação.
Música Ambiente: É interessante deixar um som ambiente que seja agradável para os cliente que estarão dentro de sua clínica no dia da inauguração, durante o coquetel.
Veja também: Comissionamento por perfil de dentista