Seja extremamente profissional na seleção dos colaboradores da sua clínica odontológica. Não se deixe levar por influências de amizades ou fatores fora dos critérios objetivos da seleção. Sua clínica não é cabide de empregos de amigos e parentes, mas um empreendimento no qual você investiu muito, dedicou tempo sobre os quais espera retorno financeiro.
Selecione pela experiência e capacidade para o cargo, pois o sucesso da sua unidade depende da qualidade da equipe.
Após a seleção, reserve um tempo para contatar os candidatos não selecionados e avisar o resultado.
Este é o principal momento de se conhecer o candidato. O entrevistador deve estar em suas melhores condições físicas e emocionais para esta etapa. As ferramentas necessárias para essa atividade são: capacidade de ouvir o entrevistado e realizar perguntas estratégicas.
Tenha em mente que o candidato à vaga está em um momento de ansiedade e expectativa, portanto seja educado e simpático;
Faça a entrevista em um ambiente apropriado e sem interrupções;
Mantenha uma postura aberta, mas sempre de segurança e autoconfiança;
Tenha um roteiro em mãos, porém seja flexível quanto ao mesmo;
Não se deixe influenciar positivamente ou negativamente. Tente ser neutro, pois o processo de seleção envolve emoções em ambas as partes;
Observe atentamente o candidato e, se possível, por mais de uma vez. No primeiro contato estabelecido o candidato não mostrará quem realmente é, pois estará influenciado pela necessidade de agradar ao entrevistador da seleção;
Fale pouco, dando a oportunidade para o candidato se expressar, mas sem deixar uma situação que o candidato se sinta constrangido.
Formule perguntas de respostas longas, para evitar que o candidato responda com apenas um sim ou um não, levando em consideração o nível cultural do candidato e o exigido para a vaga existente.
Observação: Não improvise: prepare uma entrevista. Esta deve ter cerca de 30 minutos, em local isolado, com mesas, cadeiras e sem circulação de pessoas. Leia antecipadamente o currículo do candidato e verifique suas experiências e habilidades.
Pontos a serem abordados na entrevista:
Histórico profissional: verificar os três últimos empregos; observar o nome das empresas, ramo de atividade e porte; último cargo e por quanto tempo exerceu a função; último salário para verificar se é compatível com o oferecido; período em que esteve nas empresas, verificando a estabilidade; quais atividades desenvolveu entre um emprego e outro; se possui referência; se exerce outra atividade profissional.
É importante saber o tempo de trabalho em cada um dos empregos anterior, isso pode demonstrar comprometimento e estabilidade.
Histórico escolar: verificar se a formação acadêmica do candidato é compatível com o cargo proposto;
qual foi o último curso que realizou e há quanto tempo terminou; quais cursos pretende fazer.
Histórico familiar: onde nasceu; com quem e onde se criou; fonte de renda da família (com quem reside; caso more fora da cidade, verifique a possibilidade de mudança; se os pais forem vivos, qual a relação de dependência com eles e se auxilia na manutenção do lar.)
Vida social: qual a sua religião e se pode trabalhar nos finais de semana; se tem “hobbies” que possam prejudicar o trabalho nos fins de semana.
Interesse e necessidade real: investigar quanto o emprego é atrativo para ele; verificar se o interesse pela vaga é por causa de uma situação temporária e o que o candidato entende pelo cargo e quais as atividades que ele deveria exercer.
Temas subjetivos: pontos fortes e pontes fracos; habilidades; motivações.
Importante: evite preconceitos sobre a pessoa, não invada sua privacidade com perguntas desnecessárias, demonstre simpatia e cordialidade, cumpra o horário marcado da entrevista, mantenha uma postura profissional e não de juiz.
ATENÇÃO 1: Temas familiares podem mexer com emoções desconhecidas, às vezes fortes. Tenha cautela para não deixar o entrevistado desconfortável.
ATENÇÃO 2: Tenha em mente que os corpos também falam. Visualize o comportamento do entrevistado. Isso pode dizer sobre como ele se comportará no futuro diante dos clientes da clínica.
Os movimentos passam mensagens subjetivas. Por exemplo, o mexer dos dedos pode ter a ver com ansiedade. Será que é apenas naquele momento em que ele está ansioso? Questione sobre como o/a entrevistado/a lida com a ansiedade e demais sentimentos. Tente fazer isso de forma que não pareça ser parte da entrevista, mas uma conversa amigável. Afinal, pressupõe-se que há uma seleção para contratar um bom funcionário.
Veja também: Operações: Canais de divulgação de vagas e pré-seleção