As comissões devem ser pagas na finalização de cada fase do tratamento. Todos os dentistas deverão ser notificados que a ausência da anotação do procedimento finalizado, não gerará receita para os mesmos e outras formas de anotações não serão consideradas.
O relatório dos atendimentos dos dentistas poderá ser extraído do seu sistema para verificação individual dos profissionais. O gestor ou responsável pelo financeiro da clínica deve agrupar e verificar todas as comissões e providenciar o pagamento.
Os dentistas receberão a cada 15 (quinze) dias ou mensalmente, ficando a cargo do gestor da clínica a negociação quanto a periodicidade.
Clínico Geral Junior – Dentistas recém-formados são direcionados aos tratamentos menos complexos como: profilaxias, restaurações simples, extrações de dentes não impactados, raspagens dentre outros.
Variação de comissão: 25% a 30% sobre o serviço prestado.
Clínico Geral Sênior – Dentistas com mais experiência no atendimento de pacientes e visão geral da operação da clínica. Tem facilidade com tratamentos de maior complexidade, exceto nos tratamentos que exigem os especialistas de cada área. Auxiliam com a liderança e orientação dos mais jovens, fazem orçamentos e encaminham os pacientes para as outras especialidades.
Variação de comissão: 30% a 40% sobre o serviço prestado.
Dentistas Especialistas:
Endodontia, Ortodontia, Implantodontia, Cirurgia, Dentística, Harmonização Oro Facial e Bucomaxilo.
São profissionais dedicados a sua área de atuação e normalmente são autônomos, independentes e trabalham como prestadores de serviço em outras clínicas.
Uma prática adotada é o bom gerenciamento da agenda pela secretária, ter dias específicos para atendimento de cada especialidade, concentrando pacientes em dias de atendimento, de acordo com cada uma delas.
Variação de comissão: 40% a 50% sobre o serviço prestado.
Importante: Os materiais utilizados nos procedimentos citados acima (prótese, implantes e toxinas botulínica) possuem alto custo e devem ser descontados do valor do total do tratamento de forma proporcional entre a clínica e o dentista. O pagamento da comissão será sobre o valor líquido do tratamento. Cada gestor deverá negociar individualmente como cada profissional.
Dentista avaliador
São profissionais que fazem a avaliação do paciente e identificam quais as reais necessidades de tratamento, fazem o odontograma e orçamento no sistema e traçam o plano de tratamento. Em alguns casos negociam o valor do tratamento junto com o paciente ou direciona-o para o negociador da clínica. O dentista avaliador deve ficar o tempo integral na clínica, pode ser um funcionário ou sócio.
Variação de comissão: Regime CLT mais comissão sobre faturamento bruto de 1% a 2%
IMPORTANTE: O sistema de remuneração sugerido é aplicado usualmente pelo mercado odontológico, contudo, o gestor da clínica pode adaptar esse modelo de comissionamento de acordo com as particularidades da sua região.
DICA: Existe também a forma de remuneração por diárias, contudo a mesma se torna viável e menos custosa quando o volume de atendimentos é muito alto justificando o desembolso diário pela clínica
Veja também: Orientações para contratação de dentistas