Existem algumas práticas adotadas pela odontologia brasileira, onde cada região e cada gestor poderá definir o seu critério sobre uso dos equipamentos e materiais dentais. Abaixo orientamos algumas práticas mais comuns:
É prática de mercado, os dentistas possuírem o seu próprio kit de instrumentos (Alta e Baixa Rotação, Contra Ângulo e Peça Reta) e utilizarem nas clínicas onde prestam serviços. Recomendamos que a sua clínica tenha 1 ou 2 kits de Instrumentos de reserva para casos de emergência, esquecimento ou quebra dos instrumentos, assim os atendimentos não irão parar.
A clínica deverá fornecer os instrumentais básicos em cada sala.
A clínica deverá fornecer todos os materiais de consumo, como:
Resinas, Ácidos, Adesivos, Descartáveis, Anestésicos, Cimentos, Agulhas e demais itens.
A ASB da clínica deverá repor e abastecer diariamente ou de acordo com a demanda de tratamentos.
Também é uma prática da odontologia, os profissionais das especialidades como: Implante, Endodontia, Dentística, Ortodontia e Harmonização Facial, utilizarem seus próprios equipamentos (Motor de Cirurgia, Motor de Endo, Localizar Apical, Micro Motor Elétrico) e em alguns casos até os insumos para os procedimentos que irão realizar.
Por precaução sugerimos que a clínica tenha pelo menos o Motor de Cirurgia a disposição, caso o utilizado apresente alguma intercorrência, assim os atendimentos de implantes não ficarão parados, pois se trata de uma especialidade importante e com um alto valor agregado.
Veja também: Orientações para contratação de dentista