Administrar é gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. O administrador é aquele que atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas.
Planejar – Definir metas, propósitos e objetivos que serão alcançados. O planejamento envolve quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar – Você lembra das metas definidas no planejamento? Então, organizar pode ser definido como o momento em que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, é hora de definir o que deve ser feito, porque deve ser feito, como deve ser feito, por quem deve ser feito, a quem a pessoa deve se reportar e o que é preciso para realizar a tarefa.
Liderar – Será que você tem o poder de influenciar pessoas? Um líder influência as pessoas para que trabalhem num objetivo comum, de forma que os objetivos planejados sejam alcançados.
Controlar – É o acompanhamento das atividades, a fim de garantir a execução do planejamento e a correção de possíveis desvios.
Comunicação Interna
A comunicação interna é fundamental para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e alinhar todos os setores da empresa.
Para entender melhor a relevância de existir uma boa comunicação interna com seus colaboradores, vamos elencar as vantagens de ter uma comunicação interna eficaz:
Melhora o clima organizacional: Por meio da comunicação interna, os profissionais são estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação.
Aumenta a produtividade interna: A partir do momento em que os colaboradores se sentirem engajados com os objetivos da empresa, é natural que eles se esforcem mais para contribuir com a organização
Diminui a taxa de rotatividade: Funcionários mais motivados, reconhecidos e inseridos em um ambiente de trabalho agradável são mais felizes e quase não têm motivos para sair da empresa.
Facilita a integração de novos funcionários: Como a comunicação interna prega a existência de um clima organizacional amigável e interativo, é essencial que os novos funcionários não fiquem isolados e se adaptem o mais rápido possível.
Minimiza os boatos e as fofocas: Se for para levar a comunicação interna a sério, o jogo precisa ser aberto com os colaboradores, ok?
Reduz os efeitos de uma crise: Se houver um canal em que eles possam deixar suas propostas de melhorias e receber um feedback por isso, as chances de as soluções aparecerem serão maiores.
Liderança: A liderança é a habilidade que uma pessoa tem de exercer influência interpessoal, que sabe se comunicar de modo que leve as outras pessoas a se envolverem e participar do processo operacional.
Existem diferenças entre as lideranças:
1) Encarada como um atributo pessoal, onde o indivíduo influencia as pessoas que tem qualidades úteis aos interesses da operação;
2) Liderança derivada de uma função na empresa que decorre da atribuição de autoridade de uma cadeia de comando. O comportamento de um líder requer o planejamento, informação, avaliação de controle, além do estímulo e recompensa aos que atingem objetivos.
Veja também: Qualidade de vida no trabalho