É importante olhar para as pessoas e enxergar potenciais que merecem todo um cuidado especial, talentos que necessitam ser descobertos.
Investir nas pessoas pode ser o ponto “X” que falta para sua clínica ganhar mercado. Descubra os diferenciais que já existem, mas que ainda não foram utilizados. Mantendo uma boa qualidade de vida dentro da sua clínica trará oportunidades de fazer mais por si mesmo e pelos seus colaboradores.
Qualidade de vida é o grande tema desse século. Muito se estuda sobre esse tema no ambiente de trabalho. A qualidade de vida não se refere somente à prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde, mas também a fatores que determinam se uma pessoa leva ou não uma vida adequada aos seus padrões pessoais.
Perceba e discuta os interesses e aspirações dos seus colaboradores. Dê condições de promover a satisfação deles, melhorando assim o ambiente. Isso aumentará sua produtividade e de sua clínica.
A Qualidade de vida no trabalho é criada e mantida através dos valores da organização como respeito ao ser humano, à saúde, à integridade moral, física e psicológica e aos direitos das pessoas. Através salários justos, treinamento e desenvolvimento dos funcionários, eles estarão melhor preparados para aceitar responsabilidades e tomar decisões.
Dez atitudes pessoais que podem ser adotadas em sua clínica, que colaboram muito, e sem custo algum para a melhoria da qualidade de vida:
Pensar positivo: Não permitir que algo que saiu errado, no dia anterior, seja o primeiro tema do dia;
Ser educado: Cumprimentar todas as pessoas que lhe dirigirem o olhar;
Ser organizado: Ser metódico ao abrir o armário, ao ligar o computador, ao guardar os papéis, ao passar as informações;
Ser prevenido: Não se deixar influenciar por informações erradas;
Ser atencioso: Dar atenção total a quem lhe procura, pois o mesmo deve estar precisando de sua ajuda e confia em você;
Respeitar a saúde: Não deixe de se alimentar;
Cumprir o combinado: Dentro do possível, tente sempre se organizar tanto para o trabalho, quanto para as atividades sociais;
Ter paciência: Exponha suas ideias sem medo, porém não desista no primeiro “não”. Às vezes, o tempo poderá demonstrar que sua ideia é a mais apropriada. Saiba esperar;
Falar a verdade: Não prometa o que está além do seu alcance;
Família e amigos: Ao sair do trabalho, esqueça-o. Pense como é bom chegar na sua casa e rever a família e os amigos.
A qualidade de vida pode estar dentro de nós. Sua clínica pode contribuir, mas nada servirá se o próprio colaborador não adotar atitudes que influenciam em sua qualidade de vida. Veja o que a adoção de ações para a qualidade de vida e promoção da saúde proporcionará aos seus colaboradores:
Maior resistência ao estresse,
Maior estabilidade emocional,
Maior motivação,
Maior eficiência no trabalho,
Melhor autoimagem e;
Melhor relacionamento.
Simultaneamente, sua clínica receberá:
Uma força de trabalho mais saudável,
Menor absenteísmo/rotatividade,
Menor número de acidentes,
Menor custo de saúde assistencial,
Maior produtividade, melhor imagem e, por último,
Um melhor ambiente de trabalho.
Acreditamos na importância da administração de recursos humanos, ou gestão de pessoas nas clínicas.
Podemos dizer que as saúdes físicas e mentais associada à qualidade de vida profissional e pessoal são indispensáveis ao se tratar de administração de recursos humanos. Sem incentivo ao desenvolvimento não há possibilidade de realização, de alcance de valores e vontades.
Mas também podemos usar das modernas técnicas de gestão de pessoas, mas no sentido apenas de praticarmos nossa paciência e não sermos esmagados pelo estresse que o ambiente de trabalho sempre proporcionou e ainda continuará proporcionando. O trabalho deve ser associado ao prazer, e não meramente a obrigação. Deve-se identificar com sua função, buscar o desenvolvimento de novas habilidades, terem objetivos a serem conquistados. Mas, para que isso ocorra, o colaborador tem de se sentir à vontade e motivado para exercer sua função e contribuir para o crescimento da clínica.
Esperamos que você tenha aproveitado ao máximo os conceitos e exemplos dados nesse manual e ficamos sempre a disposição para discutir novas ideias, deixando esse material mais rico e atualizado.
Veja também: Como escolher o ponto certo para sua clínica