Quando se fala em técnica de venda com foco no cliente, poucas combinam tanto com esse objetivo como a SPIN Selling, método criado ainda na década de 80 pelo americano Neil Rackham.
O nome SPIN leva as iniciais das palavras em inglês Situation, Problem, Implication e Need Pay-Of, que são abordadas da seguinte forma:
Situação: entender quem é o cliente
Problema: entender o que levou o cliente até você
Implicações: entender como seu produto ou serviço ajuda o cliente, a ponto de despertar a consciência de que sem ele, seu cliente não será amparado.
Necessidade de solução: esclarecer os benefícios que entrega para solucionar o problema do cliente.
Esse roteiro é levado à prática com uma série de perguntas a fazer ao cliente, de forma a resolver o objetivo específico de cada etapa do método. Assim, o vendedor consegue conduzir a venda da detecção do problema à entrega da solução.
Recebe o nome de Rapport a técnica de sinergia no diálogo entre duas pessoas, de forma a criar uma conexão harmônica na comunicação entre elas. Ao identificar o ponto em comum com o cliente para criar Rapport, a recepção da sua mensagem é qualificada, de modo a estabelecer segurança na relação.
Ter a habilidade de encontrar essa sintonia gera um ganho duplo: por um lado, aproxima o vendedor da solução que seu cliente busca; por outro, inspira no cliente a confiança de que sua necessidade será atendida da melhor forma.