Gatilhos mentais para fidelizar seus clientes

Gatilhos mentais para fidelizar seus clientes

Os gatilhos mentais, quando falamos em marketing digital e comunicação em redes sociais, são ferramentas que utilizamos para convencer a audiência de suas redes sociais e clientes a tomar uma decisão, seja para fornecer um e-mail ou para efetuar um agendamento de avaliação, por exemplo.

Podemos entender melhor o que sejam gatilhos mentais ao analisar como funciona nosso cérebro. De forma básica, temos duas partes no cérebro responsáveis pelo processamento das informações:

O sistema límbico, que é responsável pelas emoções;

E o neocórtex, responsável pelo processamento de informações lógicas.

O que acontece no cérebro é que tomamos as decisões com o sistema límbico, justificando depois com o neocórtex. Os gatilhos mentais utilizam exclusivamente o lado emocional e são utilizamos para ‘manipular’ inconscientemente nossas decisões, sem que percebamos.

Assim, sempre que estivermos produzindo algum texto, quando queremos prender a atenção das pessoas, levando-as a tomar alguma ação, precisamos usar os gatilhos mentais, que podem ser aplicados em qualquer produção de conteúdo.

A seguir, separamos 5 gatilhos mentais e sua aplicabilidade no dia a dia de sua clínica. Lembre-se que essas técnicas podem ser utilizadas tanto nas redes sociais quanto com seus clientes.

1) Autoridade: Não é só o jaleco que transmite Autoridade. Quando você aparece nas redes sociais falando sobre algum assunto específico e relevante, você transmite a autoridade ‘do seu jaleco’ para o universo virtual. Essa Autoridade deve ser exercitada diariamente.

2) Reciprocidade: Quando você é convidado para um jantar na casa de amigos, você se sente na ‘obrigação’ de levar algo como um vinho, estou certo? Agora imagine oferecer para seus clientes que estão na sala de espera um brinde ou um mimo espontaneamente. A reciprocidade será a mesma, ou seja, eles irão se sentir na obrigação de ‘retribuir’ inconscientemente. Essa retribuição pode surgir na forma de indicação ou divulgação para amigos e familiares. Você também poderá aproveitar para solicitar um depoimento espontâneo para divulgar nas redes sociais também.

3) História: Os seres humanos se conectam com as histórias que são contadas, despertando o imaginário em nossas mentes. Você já esteve em um restaurante ou viu algum documentário onde são apresentados pratos elaborados e a forma como eles são contados. Na odontologia, podemos nos inspirar em casos de reabilitação oral. Talvez o paciente não se sentia feliz ou não conseguia sorrir com felicidade. Talvez o paciente já não tenha esperanças, mas é surpreendido pelo resultado. Talvez o resultado tenha despertado um novo começo na vida deste paciente, com uma oportunidade de ser feliz e sorrir sem medo. Histórias como esta, despertam a atenção e fazem com que as pessoas ‘se vejam’ nessas situações. Isso gera empatia e consideração pela clínica.

Dica Extra: escreva sempre na primeira pessoa, é mais efetivo e gera maior conexção com sua audiência.

4) Conversa: A melhor forma de gerar conexão é deixar seu paciente se expressar. Nós nos interessamos muito mais em falar que ouvir, é um hábito do ser humano. Seu paciente passará a ser seu fã, a partir do momento em que ele tiver em você um ouvinte atencioso. No mundo digital, pedir para as pessoas expressarem suas opiniões através de Enquetes do Instagram ou Facebook, ou mesmo em comentários, é uma forma de construir relacionamento com seus pacientes, transformando-os em fãs.

5) Prova Social: Peça para seus pacientes a autorização para tirar foto de seu antes/depois, ou somente o depois, com um depoimento. Este depoimento pode ser no formato de texto de WhatsApp, comentários de posts ou vídeo com o paciente falando. A prova social é uma excelente forma de gerar relevância para outros clientes de sua cidade e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Esse gatilho é um dos mais importantes quando se trata de construção de autoridade.

6) Escassez: O gatilho mental da escassez é responsável por provocar urgência na cabeça do seu cliente. E isso é tudo que você quer quando faz uma oferta, certo? Então, quando você fala: “Esse tratamento está com uma condição super especial e não tenho previsão de quando vão oferecer isso novamente”, isso vai gerar urgência na cabeça da pessoa. Ela vai pensar: “É melhor eu fazer esse tratamento já, senão posso perder essa oportunidade e não terei outra tão cedo”. Vale ressaltar que a escassez que você coloca na sua mensagem deve ser real. senão você perde a credibilidade.

Quando você tem uma oferta limitada, a pessoa tende a querer comprar na hora porque sabe que pode perder a oportunidade. No entanto, se as condições não mudam em sua clínica, você pode gerar escassez dando um bônus, por exemplo: “Ao fechar esse tratamento, você ganhará no final um clareamento sem custo”. Lembre-se que o bônus precisa ser algo que vai captar o interesse do seu cliente. Tenha sempre em mente: as pessoas compram de quem elas confiam.

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Dobrar o Faturamento da sua clínica com essa metodologia

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