A importância do marketing para uma clínica odontológica está cada vez mais evidente nos dias de hoje. A concorrência tem se desenvolvido de forma voraz, e se você é ou já foi dono de clínica sabe muito bem a diferença de ter uma boa estratégia de divulgação da sua clínica para seus clientes e possíveis clientes.
Captar e reter clientes que sejam o perfil de sua clínica. Além disso, a forma como você se posiciona diante de seu cliente, é a imagem que ele irá levar de sua clínica para amigos, parentes e conhecidos.
Antigamente, ir ao dentista era uma necessidade ou até mesmo uma obrigação. Fazer limpeza, usar aparelho, tirar as cáries ou aliviar uma dor. Nada remetia a algo aspiracional ou desejo de algo melhor, novo ou diferente. As clínicas tinham inúmeras restrições quanto a propaganda e grande parte dos dentistas não tinha familiaridade com meios de comunicação eficazes. As formas tradicionais de propaganda eram ou muito caras ou pouco efetivas.
Com o surgimento das redes sociais, da odontologia estética, das franquias e do marketing digital, esse cenário mudou completamente. As pessoas passaram a desejar ter o sorriso perfeito, passaram a cuidar da sua saúde bucal e a informação tomou lugar onde antes era terreno desconhecido.
As pessoas sempre se espelham na imagem daquelas que as inspiram, e nos últimos anos isso ficou cada vez mais evidente. Estamos na ‘Era da Informação’ ou ‘Era Digital’. Os avanços tecnológicos trouxeram acesso a informação para toda a população mundial e as redes sociais reforçam ainda mais o fato de que as pessoas dedicam seu tempo e sua energia no ‘ambiente digital’. O Instagram trouxe o desejo pela vaidade própria e o estilo de vida diferenciado e com isso, as pessoas estão cada vez mais próximas daquilo que elas almejam e aspiram para sua vida.
Com a evolução dos acessos e facilidade a informação, a comunicação passou de ser genérico, massivo, exaustivo, para algo pontual, customizado e diferenciado.
Nesse contexto, a Hub Odonto desenvolveu estratégias e ensina como cativar seus clientes com a comunicação dirigida, pensada e executada para converter pessoas em clientes e clientes em divulgadores da marca.
Para entender melhor o contexto de marketing e suas derivações dentro da estratégia principal da clínica, é importante entender os 3 pilares básicos para o funcionamento adequado de sua clínica.
Basicamente temos 3 grandes áreas em uma clínica: Marca, Estratégia e Operações.
A Marca é o patrimônio mais valioso das empresas e ela precisa ser aplicada de forma correta para que não haja interferências na Identidade Visual e nesse guia vamos disponibilizar as ferramentas para que você possa manter todo o padrão visual da sua clínica.
A Estratégia é o que traz mais pacientes, faz a clínica se manter e crescer cada vez mais de uma forma planejada; e por fim a área de Operações, é o que faz a clínica funcionar, é como um conjunto de engrenagens que estão girando e precisam estar sempre muito bem alinhadas para que a máquina não pare. Fazemos essa analogia para explicar que na clínica tudo precisa estar funcionando bem entre a estratégia, a operação e as pessoas, para que
todos alcancem a meta de faturamento desejado.
Voltando ao tema principal, Marketing é o pilar onde trabalhamos Marca. Agora vamos entender o significado de marca e a importância na estratégia da sua clínica. Vamos lá?
Veja também: Planejamento da sua Clínica Hub Odonto