Você se lembra daquelas pequenas farmácias que existiam nos bairros, onde o
farmacêutico era muito conhecido e conhecia muito bem seus clientes? Muitos até
buscavam orientações do farmacêutico antes mesmo de procurar um médico.
Ao decorrer dos anos, essas farmácias acabaram perdendo espaço, o
comportamento do consumidor mudou, se tornou mais digital, exigindo maior
comodidade e principalmente competitividade. As grandes redes que enxergaram
isso ganharam espaço.
O que acontece é que toda mudança no comportamento dos consumidores geram
uma necessidade de adaptação do empreendedor e, caso esse movimento não
aconteça o fracasso será a consequência.
Pois bem, vamos voltar ao nosso mercado, aos consultórios odontológicos e
entender quais os desafios que são enfrentados hoje.
Nos consultórios antigos e alguns até hoje o fluxo de pacientes é da seguinte
forma:
 Amigo do dentista;
 Atendia toda família;
 Uma única especialidade;
 Recebia e indicava pacientes para outros profissionais amigos.
Não vamos generalizar e falar que esse modelo não da certo atualmente, sim é
possível, mas o caminho para atingir essa carteira de clientes é muito mais longo e
oneroso.
O perfil dos pacientes de hoje:
 Teve a indicação de algum amigo ou familiar;
 Foi impactado por ações de Marketing digital;
 Exige ser bem recepcionado durante o período na clínica;

 Exige realizar todos os procedimentos necessários em um mesmo local.

A analogia que fazemos utilizando o case das farmácias é que essa mudança de
comportamento faz parte do desenvolvimento de toda a sociedade, o dentista
precisa ter essa visão e se adaptar de acordo com seu público, os pacientes.
Desta forma o mercado tem sido alvo de grandes redes de franquias que
entenderam lá atrás, entre 10 à 20 anos, essa mudança e começaram a oferecer
através do sistema de franquia uma forma padronizada de atendimento aos
pacientes, as chamadas franquias tradicionais. No entanto a sociedade está em
constante desenvolvimento e as franquias tradicionais também já estão ficando
para trás, através de um modelo inflexível e muito oneroso para o
dentista/empreendedor.
Seguindo esse caminho de evolução, a Hub Odonto possui um modelo de franquia
por assinatura muito mais adequada aos novos desafios da odontologia, de forma
transparente e muito próxima de seus franqueados, além de toda sua operação ter
o selo de aprovação da ABF (Associação Brasileira de Franchise).
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