Primeiros passos para abrir sua clínica odontológica

Primeiros passos para abrir sua clínica odontológica hub odonto

Passos para abrir sua clínica odontológica

Definido o imóvel, o passo seguinte refere-se à constituição da empresa neste local, onde funcionará a sua clínica odontológica. A constituição da empresa exige alguns cuidados especiais, a serem observados:

Constituição da sua empresa para operar a clínica odontológica

Para operar sua clínica você precisará constituir uma empresa, ou seja, pessoa jurídica, da qual você será empresário ou um dos sócios e, para tanto, especificamos abaixo algumas informações que lhe auxiliarão na sua constituição.

Você deverá contratar um escritório de contabilidade de sua confiança, que irá tomar todas as providências necessárias para a abertura do empreendimento e acompanhará nos diversos órgãos as necessidades para liberação de Alvará de Autorização de Funcionamento. Você apenas deverá indicar que quer constituir uma empresa.

O advogado deverá redigir o Contrato Social e enviar para APROVAÇÃO e AUTORIZAÇÃO do CRO (Conselho Regional de Odontologia) de sua região. Após a autorização o Contrato Social seguirá para registro na Junta Comercial do Estado, pelo seu contador contratado.

Atividade Econômica Principal

Toda empresa possui uma atividade, um objeto social. Com o intuito de padronizarmos e englobarmos todas as atividades desenvolvidas na franquia, estabelecemos a seguir um padrão de objeto social que deverá ser utilizado quando da constituição de sua empresa: 86.30-5-04 – Atividades Odontológicas, clínicas, laboratórios e similares.

É importante informar ao contator contratado sobre todos os procedimentos os quais a clínica irá executar, desta forma ele irá enquadrar os demais CNAE’s secundários necessários.

Registro na Junta Comercial do Estado

O endereço, a razão social, o contrato social (com aprovação do CRO), serão fundamentais.

Expedido o registro na Junta Comercial, a providência seguinte é o registro na Receita Federal para a obtenção do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Liberado o CNPJ os registros seguintes são:

 

  1. A Inscrição Estadual – (isento) e a Inscrição Municipal junto à Prefeitura local.
  2. Obter junto ao CRO o número de inscrição da clínica e do Dentista responsável Técnico e Substituto (poderá demorar uns 30 dias, portanto providenciar com urgência).
  3. Obter Licença ou Alvará junto à Secretaria do Meio Ambiente.
  4. Obter Licença ou Alvará para o RAIO X.
  5. Após a Inscrição Municipal, deverá ser solicitado o Alvará de Licença e Funcionamento da unidade, autorização esta que é expedida pelo Corpo de Bombeiros local.
  6. Estando de posse de todos os documentos relacionados à pessoa jurídica da unidade, estes deverão ser encaminhados à Hub Odonto.
  7. Optar por uma entidade bancária. É importante escolher um banco com padrões já definidos para recebimento de boletos bancários, cartões de débito e crédito, bem como toda a movimentação bancária necessária para uma empresa (pessoa jurídica). Quanto mais rápida for essa solicitação e adesão, melhor será para a clínica fazer sua gestão financeira quando a mesma estiver em operação.

NOTA: Recomendamos que o candidato dê prioridade e seja bastante rigoroso com os prazos desses registros, já que são itens que costumam demorar mais que o previsto, dependendo da localidade. É importante que o franqueado tenha conhecimento de todas as Regras e Normas Locais

Veja também: https://hubodonto.com.br/seja-franqueado/

Dobrar o Faturamento da sua clínica com essa metodologia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *